SALTO ALTO CAUSA VARIZES ?

SALTO ALTO CAUSA VARIZES ?

Que mulher não sonha com um closet lotado de sapatos lindos ? Nem todas as mulheres usam salto alto,  mas parece ser um consenso entre todas elas que o salto alonga a postura , deixa o visual mais elegante e  melhora até a auto estima .

Conheço várias mulheres , como eu , viciadas em salto alto que afirmam se sentir bem melhor usando salto do que andando com sapatilhas . mas será que isso é verdade ?

Existe uma série de crendices populares  que parecem estar incorporadas na mente dos brasileiros , passada de geração em geração , e nem sempre correspondem com a realidade . Quem nunca ouviu da avó ou da mãe que salto alto causa varizes, assim como cruzar as pernas ou fazer depilação com cera quente ? Ou que subir escadas geram varizes ? Se fosse assim , proibiríamos aula de STEP nas a academias ! Um exercício excelente para treinamento cardiopulmonar e extremamente benéfico para musculatura da perna .

MAS AFINAL , O SALTO CAUSA VARIZES ?

Veja bem , a  principal responsável pelo retorno venoso das pernas é a musculatura da panturrilha ( da batata da perna ) , conforme nos movimentamos , a musculatura contrai e relaxa , funcionando como uma bomba,  fazendo o sangue circular e retornar para o coração . Podemos então concluir que qualquer situação onde a musculatura da perna é prejudicada , podemos ter também um prejuízo na circulação .

Se formos fazer uma pesquisa em literatura científica a esse respeito , perceberemos que ela é muito pobre .Poucos trabalhos estudaram diretamente o efeito do salto na circulação . Na literatura nacional temos dois trabalhos de expressão que estudaram o assunto :

1.INFLUÊNCIA DA ALTURA DO SALTO DE SAPATOS NA FUNÇÃO VENOSA DA MULHER JOVEM 

2.O EFEITO DE ANDAR DE SALTO ALTO NA PRESSÃO VENOSA DAS PERNAS 

O curioso é que os dois trabalhos tem conclusões completamente opostas , o primeiro conclui que o uso de salto diminui a efetividade bomba muscular , aumentando a retenção hídrica nas pernas , e o segundo concluiu que o salto melhorou a função da bomba muscular .

salto

E agora ?

Na minha opinião não existe consenso em literatura a esse respeito , e devemos lembrar que o segundo trabalho prova que existe um prejuízo no retorno venoso com o uso do salto , mas pode -se concluir que isso vá gerar varizes a longo prazo ?

A RESPOSTA É UM SONORO NÂO .

Apesar de não transformar o salto em um vilão , não podemos tratá-lo como um herói . Seu uso contínuo causa alteração de postura , encurtamento de tendão de Aquiles , e uma série de problemas ortopédicos . Existe um consenso entre os médicos que o mais adequado seria , no caso das super usuárias de salto , que tentassem alternar a altura do salto , usar saltos mais grossos ( que dão mais estabilidade) , dar preferência aos saltos de 3-4 cm  para uso diário , e é claro , fazer atividade física regular e alongamento para tentar minimizar os efeitos deletérios que o salto pode causar .

CONCLUSÂO

VOCÊ JÁ PODE DIZER PARA SUA AVÓ QUE SALTO ALTO  CAUSANDO VARIZES É COISA DO PASSADO !

Shares
Share This