11.3171-3261

Que mulher não sonha com um closet lotado de sapatos lindos ? Nem todas as mulheres usam salto alto, mas parece ser um consenso entre todas elas que o salto alonga a postura , deixa o visual mais elegante e melhora até a auto estima.

Conheço várias mulheres , como eu , viciadas em salto alto que afirmam se sentir bem melhor usando salto do que andando com sapatilhas, mas será que isso é verdade?

Existe uma série de crendices populares que parecem estar incorporadas na mente dos brasileiros, passada de geração em geração, e nem sempre correspondem com a realidade.

 Quem nunca ouviu da avó ou da mãe que salto alto causa varizes, assim como cruzar as pernas ou fazer depilação com cera quente ou que subir escadas geram varizes? Se fosse assim, proibiríamos aula de STEP nas a academias! Um exercício excelente para treinamento cardiopulmonar e extremamente benéfico para musculatura da perna.

MAS AFINAL , O SALTO CAUSA VARIZES?

Veja bem, a principal responsável pelo retorno venoso das pernas é a musculatura da panturrilha ( da batata da perna ), conforme nos movimentamos, a musculatura contrai e relaxa, funcionando como uma bomba, fazendo o sangue circular e retornar para o coração. Podemos então concluir que qualquer situação onde a musculatura da perna é prejudicada, podemos ter também um prejuízo na circulação.

Se formos fazer uma pesquisa em literatura científica a esse respeito, perceberemos que ela é muito pobre. Poucos trabalhos estudaram diretamente o efeito do salto na circulação. Na literatura nacional temos dois trabalhos de expressão que estudaram o assunto :

O curioso é que os dois trabalhos tem conclusões completamente opostas, o primeiro conclui que o uso de salto diminui a efetividade bomba muscular, aumentando a retenção hídrica nas pernas, e o segundo concluiu que o salto melhorou a função da bomba muscular.

E agora ?

Na minha opinião não existe consenso em literatura a esse respeito, e devemos lembrar que o segundo trabalho prova que existe um prejuízo no retorno venoso com o uso do salto, mas pode -se concluir que isso vá gerar varizes a longo prazo?

A RESPOSTA É UM SONORO NÂO.

Apesar de não transformar o salto em um vilão, não podemos tratá-lo como um herói. Seu uso contínuo causa alteração de postura, encurtamento de tendão de Aquiles, e uma série de problemas ortopédicos. Existe um consenso entre os médicos que o mais adequado seria, no caso das super usuárias de salto, que tentassem alternar a altura do salto, usar saltos mais grossos ( que dão mais estabilidade), dar preferência aos saltos de 3-4 cm para uso diário, e é claro, fazer atividade física regular e alongamento para tentar minimizar os efeitos deletérios que o salto pode causar.

WhatsApp Chame pelo WhatsApp