Reportagem na revista Muscle in Form – Dicas para evitar risco de trombose venosa e varizes em quem trabalha sentado

Reportagem na revista Muscle in Form – Dicas para evitar risco de trombose venosa e varizes em quem trabalha sentado

Dicas para evitar risco de trombose venosa e varizes em quem trabalha sentado

 

Pesquisa publicada na revista  britânica The Lancet indica que quem fica sentado mais de 8 horas por dia  aumenta em 10% o risco de morte, além de ter maior propensão a desenvolver  doenças vasculares. Cirurgiã vascular do corpo clínico do Hospital Albert Einstein  dá dicas de como evitar complicações
 A mesa, a  cadeira e o computador; são esses os três itens mais comuns na jornada de  trabalho da maioria dos brasileiros empregados. O problema é que trabalhar  sentado oito horas por dia (ou mais) aumenta em 10% o risco de morte, segundo  estudo publicado na revista médica britânica “The Lancet”.  “Além disso, como a panturrilha é o coração das pernas, a cada contração  muscular bombeamos o sangue e ativamos a nossa circulação. Situações onde  essa musculatura fica parada muito tempo podem causar uma retenção de líquido  nas pernas, levando a inchaço, pernas pesadas, cansadas e aumentando a  predisposição de desenvolver varizes e trombose venosa”, explica a  cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, médica do corpo clínico  do Hospital Albert Einstein.
De acordo com a pesquisa, que analisou 16 relatórios sobre idosos dos EUA,  Europa Ocidental e Austrália, para cada oito horas sentado, é necessário  praticar uma hora de atividade física para resistir aos efeitos negativos  desse “sedentarismo”. “Embora muitas pessoas com a rotina de  trabalho muito pesada não tenham tempo e disposição para realizar atividade  física em outro horário, isso é necessário para que haja um desenvolvimento  da musculatura efetiva, que poderia de certa forma protegê-los dos efeitos  deletérios do trabalho sentado”, afirma a médica. “O hábito de  realizar atividade física regular está relacionado a melhor controle de peso,  melhora do diabetes, controle de pressão arterial e níveis de colesterol,  além de um condicionamento cardiopulmonar”, completa.
Mas para pessoas com propensão a problemas vasculares, segundo a médica, o  ideal é também introduzir alguns hábitos para ativar a circulação, como:
- Realizar exercícios movimentando os pés a cada hora de trabalho sentado;   – Levantar a cada hora e andar para movimentar um pouco as pernas; – Para alguns casos, usar meias de compressão para conforto e melhor  rendimento.
Segundo a angiologista, os hábitos de vida saudáveis, como a prática de  atividades físicas, são indicados desde cedo e com cuidados especiais após os  40 anos. “Como depois dessa fase da vida temos uma mudança na estrutura  corporal, perdendo massa magra (musculatura), aumento da incidência de outras  doenças associadas (hipertensão, diabetes), além do processo normal de  envelhecimento, esse grupo deve estar mais atento aos cuidados do dia a  dia”, comenta.
  FONTE: Cirurgiã vascular e angiologista, Dra. Aline Lamaita é médica do corpo  clínico do Hospital Albert Einstein. Formada pela Faculdade de Ciências  Médicas da Santa Casa de São Paulo, é Membro da Sociedade Brasileira de  Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina  e Cirurgia e do American College of Phlebology. 
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