11.3171-3261

Existem 3 tipos básicos de varizes que devemos tratar :

Veias reticulares : Veias varicosas superficiais , geralmente não causam prejuízo a circulação em si . Apenas de conotação estética .

Veias nutrícias : Veias varicosas ou normais mas que estão em íntima ligação com os famosos vasinhos ( telangiectasias ) . Elas por si só não são o problema mas não conseguimos um resultado estético adequado dos vasinhos sem que essas veias sejam tratadas também, é como se elas alimentassem os vasinhos.

Veias tronculares : Veias geralmente mais calibrosas e que estão intimamente relacionadas com veias internas ( safenas ou perfurantes ), essas sim podendo causar algum dano a circulação, devendo ser tratadas por questões de saúde. Nesse caso não é infrequente a associação com insuficiência de safena.

Como tratar essas veias ?

Os dois primeiros tipos permitem uma gama maior de tratamentos , podendo ser usada escleroterapia com espuma densa, laser associado a escleroterapia ( ClaCs ), laser associado a Espuma densa ( CLaFs ) ou microcirurgia . Vários fatores ajudarão o médico a escolher o melhor método :

  • O calibre da veia 
  • O tom de pele da paciente 
  • localização da veia na perna 
  • Se a veia está mais profunda ou superficial na pele 

O terceiro tipo , as veias tronculares são de tratamento cirúrgico, nesse caso está indicada uma microcirurgia. Caso exista insuficiência de safena associada será necessário um procedimento maior associado a microcirurgia . ( leia mais em LASER , RADIOFREQUÊNCIA , ESPUMA OU CIRURGIA CONVENCIONAL ? ) )

Como a microcirurgia é feita ?

Pode ser realizada com anestesia local ou intradural dependendo da quantidade de veias que serão tratadas.

São realizados várias incisões muito pequenas ( geralmente não há necessidade de pontos ) por onde a veia será retirada. Em alguns casos pode ser utilizado ultrassom intraoperatório para guiar melhor o médico na retirada de segmentos de veias mais profundas, o que diminui consideravelmente a quantidade de hematomas no pós operatório.

A recuperação é proporcional a quantidade de vasos retirados, mas em geral pode variar de 3-7 dias.

É costume o uso de meias elásticas no pós operatório e o retorno a atividade física é individualizado ( de acordo com o hábito do paciente e porte da cirurgia ).

WhatsApp Chame pelo WhatsApp