Já foi o tempo em que um bom vascular , munido de seu carimbo , boa vontade e uma caneta conseguiria dar um atendimento adequado a seu paciente . A Cirurgia Vascular se modernizou , se equipou , e o universo da Fleboestética não ficou pra trás .

Nos últimos anos tivemos várias novidades que revolucionaram toda a abordagem relacionada ao diagnóstico e tratamento de varizes.

Logo na primeira avaliação , no exame físico , tivemos o desenvolvimento de equipamentos de Realidade Aumentada ou de  transiluminação que permitem uma visualização muito mais adequada das varizes , permitindo a identificação de veias nutrícias antes não percebidas , que eram frequente causa de recidivas ou cirurgias mal sucedidas.

 

TRANSILUMINAÇÃO1

RA

 

 

Depois de um exame físico minucioso o paciente será submetido a um exame de Doppler Venoso , exame não invasivo , indolor , que vai avaliar todo o funcionamento das veias , mostrando as veias safenas , o sistema profundo , antecedente de tromboses ou tromboflebites , veias nutrícias , enfim , vai traçar um mapa vascular que será o guia que o médico vai utilizar para decidir o melhor tratamento .

E qualquer médico pode fazer o exame de Doppler ?

Qualquer Cirurgião Vascular ou Radiologista habilitado e treinado pode realizar esse exame , porém existe uma tendência atual que eu classifico como essencial para o sucesso do tratamento que é :

O MÉDICO QUE REALIZARÁ SEU TRATAMENTO DEVE FAZER SEU PRÓPRIO EXAME .

doppler

Existem particularidades no exame físico que apenas o cirurgião vascular que está atendendo pode identificar . Não é infrequente que ao examinar uma área com vasinhos , de caráter estético , percebamos a existência de uma veia nutrícia, e nesse caso é essencial saber de onde vem essa veia pois essa resposta vai determinar se essa paciente será submetida a um procedimento simples ou se uma cirurgia está indicada .

Cabe lembrar que o ultrassom hoje não é mais apenas uma ferramenta para diagnóstico , com ele guiamos punções de veias não visíveis a olho nu , acompanhamos a passagem de fibras de laser para tratamento cirúrgico e acompanhamos a progressão de espuma para que o tratamento seja realizado apenas em veias determinadas .

Ou seja , mesmo com ótimos laboratórios a disposição para realização de exames, a presença de um equipamento de Doppler no consultório vascular é essencial .

laserfreddoNo momento do tratamento , os equipamentos de laser ganharam espaço e no caso de vasos de face e corporais roubaram o espaço das famosas agulhas de escleroterapia . Hoje a idéia de tratar um vaso de face com agulhas parece absurda .

No tratamento de vasos nas pernas os equipamentos de LASER  deram consolo as pacientes que não toleram trabalhar com agulhas com ótimos resultados e , associados a escleroterapia ( em um mesmo tempo , na técnica Clacs ) potencializaram resultados e permitiram o tratamento de veias que antes seriam tratadas com microcirurgias ( tratamento mais invasivo ) ou com espuma densa ( tratamento com maior risco de alergia e manchas )  .

Se pensarmos que todos os tratamentos venosos envolvem algum grau de incômodo ou dor , motivo pelo qual muitos pacientes postergam sua visita ao vascular , sou feliz em dizer que a tecnologia também cresceu nesse aspecto . Temos equipamentos de resfriamento de pele , que chegam a 40 graus  negativos e são utilizados tanto nos disparos de laser como nas picadinhas de agulha , minimizando fabulosamente a dor . Áreas antes temidas como tornozelos hoje são tratadas com tranquilidade .

endolaser

No caso do tratamento cirúrgico , os tratamentos com EVLT ( Endovenous Laser Treatment ) estão ganhando espaço no Brasil , hoje já é considerado o melhor tratamento para veia safena . O equipamento de laser , que é diferente do laser utilizado para os vasinhos trabalha através de uma fibra óptica que é introduzida na veia por punção , isso mesmo , sem cortes , e a veia vai ser cauterizada por dentro, permitindo uma recuperação muito mais rápida . Como esse procedimento pode ser realizado com anestesia local , existe uma tendência mundial de que ele seja feito nos consultórios , agregando mais um equipamento no consultório vascular .

Se isso parece um universo distante para você , fique esperto , no Brasil temos muitos vasculares equipadíssimos e antenados e todos esses tratamentos já estão em uso rotineiro com ótimos resultados .

Se quiser detalhes clique nos links :

Procedimentos realizados na clinica

Vasos de face

Vasos de perna