Poucos momentos na vida de uma mulher dão uma sensação louca como a de gestar . É um misto de satisfação , plenitude , medo , responsabilidade , enfim , um momento extremamente intenso que dura 9 meses mas passa voando. Durante esses nove  meses mudanças radicais acontecem no seu corpo , e devemos estar preparados para a jornada :

PRIMEIRO TRIMESTRE

A barriga ainda não apareceu mas os hormônios já estão a flor da pele e existe um aumento importante da volemia ( quantidade de sangue circulante no corpo ) , afinal temos que formar uma placenta . O aumento da progesterona pode causar uma flacidez das veias o que pode levar a inchaço , dor nas pernas , tonturas e sensação de queimação

SEGUNDO TRIMESTRE

Costumo dizer que é a melhor fase da gestação , a barriga ainda não está muito grande , o corpo já se adaptou ao aumento da volemia e variação hormonal , enfim , 3 meses de relativo sossego . Nessa fase é comum a queixa de câimbras a noite .

TERCEIRO TRIMESTRE

A barriga atinge seu apogeu e junto com ela existe uma compressão importante da Veia Cava ( dentro da barriga ) o que prejudica terrivelmente o retorno do sangue das pernas e vai ser responsável por aquele pé pãozinho no final da gestação . Claro que quanto maior for o ganho de peso durante a gestação , mais sofrido será esse período .

Apesar de termos essas diferenças entre as fases da gestação , tenho pacientes que terão manifestações gravíssimas , com piora das varizes , tromboflebites , trombose , e por outro lado existem mulheres que vão passar uma gestação super tranquila ,sem lembrar que o vascular existe .

O FATO DE JÁ TER VARIZES OU PROBLEMAS DE CIRCULAÇÃO PRÉVIOS A GESTAÇÃO NÃO SIGNIFICAM QUE VOCÊ TERÁ UMA PIORA  , POR ISSO O ACOMPANHAMENTO DURANTE A GESTAÇÃO É ESSENCIAL .

Hábitos para minimizar o Stress Circulatório durante a gestação:

  • Cuidado com o excesso de ganho de peso ( Siga as orientações da Obstetra )imagesWZ7553AD
  • Faça alongamentos para melhorar as caimbras a noite
  • Beba bastante liquido , mantenha-se hidratada
  • Use meias elásticas ( seu Vascular pode indicar um modelo adequado )
  • Após 14 semanas existem medicações que podem melhorar os sintomas de dor , cansaço e edema
  • Tente dormir de lado , de preferência o esquerdo ( isso tira o peso do útero de cima da Veia Cava , liberando a circulação das pernas e melhorando o fluxo de sangue para a  placenta)
  • Pratique atividade física regular , se não houver contraindicação pelo seu medico obstetra.
  • Drenagem linfática manual ajuda na retenção de líquido , melhorando o inchaço além de relaxar a futura mamãe .

elisamalhando

Mesmo se todas as orientações forem seguidas , não é incomum que grande parte das pacientes observem uma piora no aspecto de suas pernas , com vasinhos e veias dilatadas . Se esse é seu caso , não se desespere, grande parte disso involui depois do parto , por isso a necessidade de esperar pelo menos 3 meses após o parto , retorno do útero ao seu tamanho original para cogitar qualquer tratamento para varizes ou vasinhos .

Passado esse periodo uma avaliação completa da sua circulação  será feita e o melhor tratamento será escolhido , e essa é a parte fácil , fazer aplicação , cirurgia de varizes , enfim , PRECISAMOS DE PERNAS EM ORDEM PARA ENFRENTAR A PARTE MAIS DIFÍCIL E COM CERTEZA  A MAIS GOSTOSA !!!

 

 

comportamento_Mãe-ocupada-correndo[1]